Para iniciantes talvez seja confuso compreender que a tonalidade da luz está relacionada com a unidade temperatura, não é? Especialmente na hora de escolher a temperatura de cor ideal para um cômodo.
Chamamos temperatura de cor a aparência da cor da luz emitida pela lâmpada, sendo especificada na unidade de medida Kelvin (K).
Por exemplo, quando colocamos uma peça de ferro no fogo sua coloração vai mudando conforme sua temperatura aumenta. Assim, a cor escura do ferro passa a ser vermelha, depois amarela e no estágio próximo da fusão atinge a cor branca azulada.
A temperatura de cor se associa à variação da luz solar, que ao amanhecer emite tom avermelhado (cor quente= 2700K) e durante o dia passa a ser mais branca (cor fria= 6500K) e, depois se torna alaranjada novamente ao entardecer, regulando nosso ciclo de vida. Esse parâmetro direciona como devemos iluminar os espaços conforme suas funções.
Quanto mais quente for a luz, mais baixa é a sua temperatura de cor. Esse é um primeiro ponto importante para se considerar na hora de escolher a a temperatura de cor ideal para seu ambiente.
Entender os efeitos que a iluminação provoca nos ambientes e nos usuários auxilia na escolha adequada para cada situação.
Vamos analisar?
Para ambientes onde se desenvolvem atividades de concentração, estudo, trabalho, a indicação é a temperatura de cor fria, que estimula a produtividade e deixa as pessoas mais ativas.
Já em ambientes de descanso e lazer, uma luz neutra a quente é útil para proporcionar conforto visual e aconchego.
Em ambientes em que as cores dos objetos precisam ser reproduzidas fielmente é também necessário observar o Índice de Reprodução de Cor (IRC) da lâmpada, um valor percentual que mostra o quanto determinada luz permite visualizar cores com precisão, considerando a luz do sol como nossa referência de qualidade. Esta escala varia de 0 a 100. Mas esse é um assunto para mais uma matéria.
Confira alguns sinais que indicam que é a hora certa para investir em um projeto luminotécnico:
01 – A iluminação do seu ambiente está bem distribuída?
02 – Está tendo gastos excessivos na conta de luz?
03 – Os tipos de luminárias e lâmpadas atendem a necessidade de acordo com as atividades desenvolvidas?
Respondeu? Deixa que a gente ilumina as tuas ideias!