A arte de projetar para cavalos

A arquitetura está a serviço do bem-estar animal. Um bom exemplo está em projetar para cavalos, considerando suas necessidades.

A arquitetura voltada para cavalos ainda é pouco explorada no Brasil. De fato, a arte de projetar para cavalos tem espaço para crescer, especialmente quando analisamos o contexto atual.

O mercado da equinocultura expandiu nos últimos anos segundo a Confederação Nacional de Agricultura e movimenta bilhões de reais no país. Mas você sabia que nosso escritório possui conhecimento técnico sobre o assunto?

Para desenvolver o projeto é necessário analisar os itens essenciais ao bom funcionamento das instalações como piquetes, baias, áreas de apoio, áreas de treinamento e competições, administração, estacionamento e acessos.

Além disso, é preciso levar em consideração os aspectos de cada raça em sua morfologia, comportamento, necessidades fisiológicas, visando a saúde e bem estar animal e das pessoas envolvidas.

Por onde começar a projetar para cavalos?

A seleção da área inclui fatores importantes para o conforto dos animais e sucesso do empreendimento.

O local deve ter bom acesso para facilitar a logística e estimular a visitação. Assim como condições climáticas, tipo de solo e topografia são determinantes na escolha do terreno. Veja alguns dos principais requisitos:

Já tenho o terreno. E agora?

O manejo está diretamente relacionado ao sistema de criação empregado. A área e o número de piquetes altera de acordo com a qualidade da pastagem, conforme o número de animais (plantel), o sistema de criação, influenciando também nas vias de circulação e disposição das instalações.

De forma resumida a criação de cavalos pode ser classificada em três sistemas:

  • Extensivo: liberdade total aos equinos em amplas pastagens.
  • Intensivo: animais mantidos em baias.
  • Semi-intensivo: os animais permanecem soltos em piquetes durante parte do dia ou noite – o sistema mais adequado para manter a qualidade de vida sem perder o controle alimentar e reprodutivo dos cavalos.

Como definir os pavilhões?

Após a definição da implantação da fazenda e suas principais circulações é hora de desenvolver o projeto arquitetônico dos pavilhões, cocheiras, sede e demais edificações.

No portfólio da Ecohaus, temos projetos para todos os tipos de necessidades – inclusive, animal.

Fique atento às próximas matérias para conhecer os requisitos e a importância de cada um!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Placas solares que valem uma usina

Não perca nenhuma novidade!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed eiusmod tempor incidunt ut labore et dolore magna aliqua.